Fisioterapia Vestibular

Qual a diferença entre VPPB (Vertigem Posicional Paroxística Benigna e labirintite?


 O que é a Vertigem Posicional Paroxística Benigna (VPPB)?  

A labirintite é mais incomum e grave; cerca de 70% dos casos de vertigem são, na verdade, vertigem posicional paroxística benigna, ou VPPB. Muita gente quando sente tontura logo relaciona o problema com labirintite.


A VPPB é uma das mais freqüentes patologias do sistema vestibular e é caracterizada por episódios de vertigens recorrentes desencadeados por movimentos da cabeça ou mudanças posturais.


O que provoca a VPPB?

A VPPB é causada por partículas de carbonato de cálcio (otólitos) que se soltam do utrículo, presentes no ouvido interno, e caem no canal semicircular do labirinto.

O que causa o deslocamento dos cristais no ouvido?

Os cristais saem do lugar por diversas razões. A VPPB pode ocorrer seguida de uma infecção da orelha interna ou febre. Uma concussão, movimento de “chicote” da cabeça ou uma pancada da cabeça, podem fazer com que os cristais saiam e fiquem circulando livremente dentro dos canais semicirculares.

Quais os sintomas de cristais soltos?

Você pode sentir náusea (às vezes, vômito) e/ou uma forte sensação de desorientação no espaço, como se estivesse perdendo o equilíbrio. Esses sintomas são intensos e duram de segundos a minutos

Como é feito o diagnóstico de VPPB?


A confirmação diagnóstica pode ser obtida através da manobra de Dix-Hallpike. A manobra é positiva quando desencadeia vertigem e nistagmo na mudança da posição do indivíduo de sentado para deitado com a cabeça sustentada abaixo do plano horizontal, com uma rotação de 45° da cabeça para o lado a ser testado. Estímulos excitatórios e inibitórios de cada canal semicirculares tão ligados a um nistagmotípico.


Como colocar os cristais do labirinto no lugar?

O tratamento consiste em manobras posturais, onde o profissional executa uma série de movimentações e posições de cabeça e do corpo, para estabilização dos cristais.

Quantas sessões para VPPB?

Remédios não costumam ser receitados para tratamento neste caso. Este tipo de tratamento resolve 90% dos casos em até 2 sessões de manobras, e pode ser repetido em outras oportunidades caso as queixas continuem. 


Clique aqui para o Minicurriculo.