Osteopatia

O que é Osteopatia

Segundo a Associação Americana de Osteopatia é o sistema de cura que enfatiza principalmente a integridade da estrutura do corpo. Esta integridade estrutural é o fator mais importante a ser mantido. Rege a boa saúde do corpo e evita a doença.

São tratamentos para disfunções Estruturais, Viscerais e Cranianas que  podem gerar desconforto na coluna vertebral, dor referida nos membros inferiores e superiores, dor de cabeça, provocado muitas vezes por transtornos emocionais.

Osteopatia Estrutural

Tem como finalidade romper as aderências e regularizar o tônus muscular restaurando a função e a mobilidade articular. Utiliza-se técnicas como os thursts para as manipulações. Elas podem ser indiretas, diretas ou semi-diretas. 

É feito a correção nas articulações para melhorar os bloqueios das hipomobilidades vertebrais ou articulares. 

Osteopatia visceral

Com o objetivo de tratar o órgãos internos de forma não invasiva, através de manipulações em regiões específicas, verificar a motilidade, mobilidade e motricidade da víscera fazem parte da osteopatia visceral é uma área da osteopatia que promove a redução dos sintomas e saúde integral do corpo sem a necessidade do tratamento com medicamentos. 

A osteopatia visceral é indicada para tratar:

Estômago: Aderência, ptose, espasmo, hérnia de hiato, pode está ligado a osteoartrose glenoumeral lado esquerdo, cervibraquialgia lado esquerdo e cefaleia lado esquerdo.

Fígado: Aderências, estase biliar, diminuição da defesa imunitária, osteoartrose glenoumeral lado direito e ciática D e E.

Vesicula Biliar, Duodeno, Jejuno e Ílio: Aderências, fixações e espasmos

Intestino Grosso: Aderências, espasmos, fixações, periartrite glenoumeral, dor recidivante sacroiliaca, restrição lombossacra, colón irritável e prisão de ventre.

Rins: Ptose e aderências e fixações.

Baço: estimular sistema imunológico.

Bexiga: Pós parto, Prolapso, Aderências, Litíase, Cistite, Ciatalgia, Dispauremia, Anorgasma, Enurese crianças, TPM, Déficit nos esfíncteres e Bexiga Residual.

Útero: Dor lombar, Aderências, Problemas de estabilidade, Dispauremia, Anorgasma, Problemas Circulatórios, Infertilidade, Dismenorreia e Dor Pélvica, Dor no ato sexual, Dificuldade de engravidar, Cólica Menstrual.

Ovários: Problemas mecânicos, aderência e inflamação, dor pélvica, dor lombar, ciática, infertilidade, endometriose, cicatriz/pós operatório.

Próstata: Hipertrofia prostática benigna-HPB, dores referidas, jatos urinários fracos, sensação de esvaziamento incompleto, aderências pós-cirúrgicas.


Osteopatia Craniana

A técnica visa harmonizar os ossos do crânio e da coluna para restabelecer o equilíbrio entre essas estruturas. Como há dores de cabeça, no ouvido, no olho e até mesmo a sinusite que podem ser decorrentes de traumas na cabeça, alterações na articulação da mandíbula (má oclusão), espasmos dos músculos da cabeça, estresse, labiritinte, fadiga crônica, fibromialgia, escoliose e problemas emocionais, a osteopatia torna-se excelente no tratamento dessas patologias.

A Osteopatia Craniana é indicada para:

• Dores de Cabeça e Enxaqueca;

• Labirintite;

• Rinite e Sinusite;

• Nevralgias do Nervo Trigêmeo;

• Dores Crônicas Vertebrais;

• Problemas Relacionados ao Estresse;

• Dificuldades de Coordenação Motora;

• Disfunções em Recém-nascidos e Crianças;

• Lesões por Traumatismos Cranianos e Medulares;

• Fadiga Crônica;

• Fibromialgia;

• Disfunções da Articulação Temporomandibular (ATM);

• Escoliose;

• Disfunções do Sistema Nervoso Central;

• Regulação do SNA (Sistema Nervoso Autônomo);

• Estresse Pós-traumático;

• Dificuldades Emocionais;

• Entre outras.



Saiba escolher um Profissional

O Profissional Osteopata ele é um especialista da fisioterapia.


O profissional osteopata ele sempre irá avaliar primeiro e depois manipular de forma precisa a estrutura, viscera ou o crânio.

O fisioterapeuta realiza uma formação de osteopatia por alguma escola como a EBRAFIM, EBOM, CBO, IDOT entre outras.

O padrão máximo dessa especialidade é a Diplomação em Osteopatia (D.O.), que geralmente é internacional.

O Profissional Sem Capacidade Técnica

O Profissional que não tem uma base técnica, realizam várias manipulações(estalos) com grande movimentos exagerados que podem gerar uma lesão ligamentar ou muscular provocando as vezes uma piora do quadro.

Procure o profissional e solicite seu certificado vinculado alguma escola.

ATENÇÂO: DENUNCIEM AO CONSELHO DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL, ESSES PROFISSIONAIS NÃO PODEM EXERCER A ESPECIALIDADE ILEGAL.